Os Indicadores Operacionais funcionam como uma bússola da operação diária/mensal, possibilitando a compreensão dos deslocamentos e do nível de serviço prestado. No segmento do transporte de passageiros já existem vários indicadores, porém a compreensão das fórmulas e principalmente dos seus resultados não são plenamente absorvida pela maioria dos gestores, comprometendo a estrutura e o equilíbrio entre oferta de serviços e a relação dos custos envolvidos. Os indicadores precisam ser de Adaptabilidade (ajustados as exigências dos clientes) e de Representatividade (representativos e abrangentes no acompanhamento das etapas mais importantes do processo em execução).
Os Indicadores de desempenho são classificados da seguinte forma:
Índice: tudo aquilo que representa ou atribui algum valor ou aspecto importante do que se analisa.
Coeficiente: propriedade que possui condições que permitem uma avaliação numérica.
Taxa: é definida como a relação entre grandezas.
Parâmetro: é uma variável ou constante que apresenta funções específicas e diferenciadas das demais variáveis.
Os Indicadores são representados através de dados absolutos e dados relativos, gráficos e tabelas.
Nosso trabalho consiste em traduzir indicadores operacionais, escolher aqueles que se adaptam à realidade do seu negócio e treinar os gestores na aplicação e leitura diária, fornecendo uma base de conhecimento, fortalecendo a tomada de decisões.
Total de Passageiros Transportados: O indicador TPT expressa o somatório dos passageiros transportados durante o mês analisado, considerando sua totalidade de dias. É um índice expresso em algarismo e, quanto maior for o status do mesmo, melhor, pois demonstra a evolução da demanda.
Média de Passageiros Transportados Dias Úteis: O indicador MPTU expressa a média aritmética de passageiros transportados nos dias úteis durante o mês analisado. Assim, considera o somatório de passageiros em dias úteis divido pela somatória da quantidade de dias úteis do mês. É um índice expresso em algarismo e, quanto maior for o status, melhor, pois demonstra a evolução da demanda.
Média de Passageiros Transportados no Sábado: O indicador MPTS expressa a média aritmética de passageiros transportados nos dias de sábado durante o mês analisado. Assim, considera o somatório de passageiros em dias de sábado divido pela somatória da quantidade de dias de sábado do mês. É um índice expresso em algarismo e, quanto maior for o status, melhor, pois demonstra a evolução da demanda.
Média de Passageiros Transportados no Domingo: O indicador MPTD expressa a média aritmética de passageiros transportados nos dias de domingo durante o mês analisado. Assim, considera o somatório de passageiros em dias de domingo divido pela somatória da quantidade de dias de domingo do mês. É um índice expresso em algarismo e, quanto maior for o status, melhor, pois demonstra a evolução da demanda.
Índice de Passageiros por Quilômetro: O indicador IPK expressa a relação entre a quantidade de passageiros transportados no mês e a quilometragem percorrida. É expressa em algarismo e, quanto maior for o seu status, melhor, pois afere o nível e quantidade de passageiros por quilômetro percorrido, evidenciando a efetividade operacional e a capacidade de transformar custo em retorno financeiro.